Rico Basano
Rico Basano

Pela Inclusão, na Vida e no Esporte!

Rico Basano
Rico Basano

Pela Inclusão, na Vida e no Esporte!

Rico Basano

Rico Basano

Henrique de Almeida Basano, nasceu na cidade de São Paulo (SP), em 12.08.1972. Foi criado em São José dos Campos (SP), cidade onde reside desde os oito anos com a família e o local em que iniciou sua carreira no hipismo, aos 11 anos de idade, graças ao contato com os cavalos da fazenda da família.

Em 39 anos de profissão, Rico Basano é trinta vezes campeão brasileiro de hipismo e acumula mais de mil troféus, tendo sido destaque no concurso completo de equitação, modalidade que reúne provas de adestramento, cross-country e salto.

Possui formação acadêmica em Publicidade e Propaganda, atua como professor de equitação e Instrutor Oficial de Equitação Especial, credenciado pela Confederação Brasileira de Hipismo.

Ao longo dos últimos 15 anos, tem colocado seu talento como esportista e expertise no marketing a serviço da inclusão de crianças com deficiência, especialmente as diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, por meio do Instituto Rico Viver. A organização fundada por ele trabalha a Equoterapia de forma gratuita, empregando o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico, com a ajuda de equipes multidisciplinares.

Rico Basano

O contato com a terapia alternativa se deu em 1993, quando passou uma temporada treinando com a equipe campeã mundial no concurso completo de equitação, na Nova Zelândia. Desde então, Rico Basano organizou-se para especializar-se e buscar recursos a fim de viabilizar o empreendimento social. Hoje, o instituto conta com três unidades no estado de São Paulo: Araras, São José dos Campos e São Carlos.

Tornar o acesso a terapias alternativas uma política pública para promoção da inclusão de crianças com deficiência é um dos objetivos do candidato a deputado estadual pelo MDB/SP, Rico Basano. Dentro desse escopo, está ainda a proteção do bem-estar e saúde do cavalo e sua cadeia produtiva. O projeto é sua bandeira de vida, assim como o esporte. Por isso, sua plataforma de propostas contempla ainda a proposição de políticas de promoção e incentivo do esporte de alto rendimento e de base.

Terceiro filho de uma família de cinco irmãos, sendo dois por parte de pai, Rico Basano é acostumado a disputas e traz a persistência, disciplina, dedicação e solidariedade como marcas do esporte e do empreendedorismo social para vida. “Não sou um personagem, minhas bandeiras de luta refletem quem eu sou e aquilo em que acredito, refletem a atuação de uma vida inteira; é um compromisso de vida. Entendo que, por meio de um mandato, posso alcançar muito mais pessoas; ele é um instrumento para ajudar na transformação de vidas”.

Rico Basano

Linha do tempo

VAMOS
CONVERSAR?

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ TEM A DIZER.